
Muitas Marias exemplares nos são apresentadas rotineiramente, mais uma nos chama atenção como mãe incondicional, dedicada e resignada. Maria, mãe de Jesus.Quem nunca soltou um “Vichi, Nossa Senhora!” . Alguns esticam o brado em: “ valei-me” e no filme da obra de suassuna, Chicó bradava aos céus “ Valei-me, Nossa Senhora, que promessa sem jeito”!
Maria, mulher que apoiou o filho em todos os momentos cruciais, foi adotada como mãe dos católicos e tem devotos ardorosos sobre todas as suas faces de mãe para todo canto do mundo.No Brasil, virou para o brasileiros deste de 1809, o nome de Nossa Senhora Aparecida e centraliza as orações e fé dos católicos.
Quase todo católico já fez uma peregrinação a APARECIDA.
Fiz a minha quando era criança. É uma das fotos da minha família que mais gosto: minha mãe com cabelos loiros nos ombros, meu pai e seu bigodão-visu-anos-70 e nós 4 pequenininhas com calças bocas de sino as mais velhas , eu com bocão aberto em choro sobre a ponte famosa que une a antiga igreja ( hoje em restauro) e a nova catedral.Voltei a Aparecida por estes dias e fiquei realmente encantada com a casa que a igreja erguei para visitarmos a mãe de Jesus!
Visualmente, olhando por fora ao longe a igreja impressiona por sua imponência, no entanto, nos acostumamos com sua imagem visada na televisão marcada pelas festas católicas, reuniões burocráticas de bispos e romarias que olhando ao longe como telespectadores nos causa estranheza e até espanto. Mas, ao chegar em suas escadarias com os sinos trepidando no ultimo volume, o enorme número de fieis em entra e sai e vai e vem, o coração já se torna aberto a um sentimento confuso que mistura a fé inexplicável as coisas divinas e a adoração de uma obra de arte indiscutível da arquitetura.
O sagrado e o humano em suas grandezas se unem em um giro de 360 graus : um céu azul intenso de um início de manhã da primavera, os rostos em paz das pessoas procurando o abrigo de um colo aconchegante de mãe, o estacionamento enorme com palmeiras gigantes com aparência de uma grande praça, a catedral em linhas retas com tijolos a vista, os arcos de seus átrios com passantes, minha irmã que me acompanhou respirando fundo, meu agradecimento em pensamentos por estar ali com minha vida de volta…Ao entrar, o fôlego some novamente.
“ É linda”! “Maravilhosa”! Impossível não ter os olhos inquietos olhando para cada lado e canto. A paz imensa, a força de sentimentos, a fé em cada canto, a LUZ!!! A maneira como a luz de espalha por todos os lugares, a disposição dos assentos , as obras de arte , a atenção a cada parte diferente, as paredes , o andar superior em arcos, a brisa , o frescor que não sei se onde vinham, os ruídos e barulhos espalhados em sons que silenciam e a voz dos fiéis em coro em músicas que parecem mais calmas e mais intensas! TUDO é encantador!
Poderia ter ficado por um dia todo lá, quietinha sentada em um dos bancos ou sentada no chão em algum canto, andando descalça sentindo o geladinho das pedras , de um cantinho para outro cantinho mais encantador ainda.
Senti na catedral de Aparecida, lógico como me senti perto das grandes obras de arte de pintores , escultores ou dos lugares famosos e emocionantes que já visitei, mas, principalmente visitando a casa de uma mãe no Natal! Aquela casa de mãe que sempre, por menor que seja, sempre é espaçosa , é acolhedora e tem cheiro de infância, de bons momentos, de paz e de verdade. E como em uma casa de mãe, sentei no sofá da casa e dividi meus momentos, meus medos, minhas lembranças até que já não existiam mais palavras, só paz.
Quando se vai em Aparecida, todos pedem lembranças , fitinhas e ela em imagem. Alguns mandam fotos, pertences e pedem orações. Fiz tudo isto! Em toda caixinha de pedidos, fiz os pedidos e agradecimentos, deixei fotos, queimei velas e assim que me concentrei em momento de encontro divino, pedi por todos, TODOS!
Fica a dica, que seja por uma “promessa sem jeito” como a de Chicó, que seja para encontrar paz, que seja para se sentir acolhido em casa de mãe ou para apreciar uma obra inebriante da arquitetura, vá a Aparecida!
Abaixo algumas fotos de ângulos de lugares e sentimentos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário