Existe um mundo que não cabe em mim, e este mundo pulsante e querendo asas , vai estar em Renatiando!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ESTIVE EM APARECIDA E ME LEMBREI DE VOCÊ!

Muitos exemplos de mulheres permeiam nossa história. Usamos seus nomes, usamos seus exemplos, nos espelhamos como mulheres.

Muitas Marias exemplares nos são apresentadas rotineiramente, mais uma nos chama atenção como mãe incondicional, dedicada e resignada. Maria, mãe de Jesus.Quem nunca soltou um “Vichi, Nossa Senhora!” . Alguns esticam o brado em: “ valei-me” e no filme da obra de suassuna, Chicó bradava aos céus “ Valei-me, Nossa Senhora, que promessa sem jeito”!

Maria, mulher que apoiou o filho em todos os momentos cruciais, foi adotada como mãe dos católicos e tem devotos ardorosos sobre todas as suas faces de mãe para todo canto do mundo.No Brasil, virou para o brasileiros deste de 1809, o nome de Nossa Senhora Aparecida e centraliza as orações e fé dos católicos.

Quase todo católico já fez uma peregrinação a APARECIDA.

Fiz a minha quando era criança. É uma das fotos da minha família que mais gosto: minha mãe com cabelos loiros nos ombros, meu pai e seu bigodão-visu-anos-70 e nós 4 pequenininhas com calças bocas de sino as mais velhas , eu com bocão aberto em choro sobre a ponte famosa que une a antiga igreja ( hoje em restauro) e a nova catedral.Voltei a Aparecida por estes dias e fiquei realmente encantada com a casa que a igreja erguei para visitarmos a mãe de Jesus!

Visualmente, olhando por fora ao longe a igreja impressiona por sua imponência, no entanto, nos acostumamos com sua imagem visada na televisão marcada pelas festas católicas, reuniões burocráticas de bispos e romarias que olhando ao longe como telespectadores nos causa estranheza e até espanto. Mas, ao chegar em suas escadarias com os sinos trepidando no ultimo volume, o enorme número de fieis em entra e sai e vai e vem, o coração já se torna aberto a um sentimento confuso que mistura a fé inexplicável as coisas divinas e a adoração de uma obra de arte indiscutível da arquitetura.
O sagrado e o humano em suas grandezas se unem em um giro de 360 graus : um céu azul intenso de um início de manhã da primavera, os rostos em paz das pessoas procurando o abrigo de um colo aconchegante de mãe, o estacionamento enorme com palmeiras gigantes com aparência de uma grande praça, a catedral em linhas retas com tijolos a vista, os arcos de seus átrios com passantes, minha irmã que me acompanhou respirando fundo, meu agradecimento em pensamentos por estar ali com minha vida de volta…Ao entrar, o fôlego some novamente.
“ É linda”! “Maravilhosa”! Impossível não ter os olhos inquietos olhando para cada lado e canto. A paz imensa, a força de sentimentos, a fé em cada canto, a LUZ!!! A maneira como a luz de espalha por todos os lugares, a disposição dos assentos , as obras de arte , a atenção a cada parte diferente, as paredes , o andar superior em arcos, a brisa , o frescor que não sei se onde vinham, os ruídos e barulhos espalhados em sons que silenciam e a voz dos fiéis em coro em músicas que parecem mais calmas e mais intensas! TUDO é encantador!

Poderia ter ficado por um dia todo lá, quietinha sentada em um dos bancos ou sentada no chão em algum canto, andando descalça sentindo o geladinho das pedras , de um cantinho para outro cantinho mais encantador ainda.

Senti na catedral de Aparecida, lógico como me senti perto das grandes obras de arte de pintores , escultores ou dos lugares famosos e emocionantes que já visitei, mas, principalmente visitando a casa de uma mãe no Natal! Aquela casa de mãe que sempre, por menor que seja, sempre é espaçosa , é acolhedora e tem cheiro de infância, de bons momentos, de paz e de verdade. E como em uma casa de mãe, sentei no sofá da casa e dividi meus momentos, meus medos, minhas lembranças até que já não existiam mais palavras, só paz.

Quando se vai em Aparecida, todos pedem lembranças , fitinhas e ela em imagem. Alguns mandam fotos, pertences e pedem orações. Fiz tudo isto! Em toda caixinha de pedidos, fiz os pedidos e agradecimentos, deixei fotos, queimei velas e assim que me concentrei em momento de encontro divino, pedi por todos, TODOS!

Fica a dica, que seja por uma “promessa sem jeito” como a de Chicó, que seja para encontrar paz, que seja para se sentir acolhido em casa de mãe ou para apreciar uma obra inebriante da arquitetura, vá a Aparecida!
Abaixo algumas fotos de ângulos de lugares e sentimentos.



































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário