

Pelaaaaaaaaados em Santos, Music............. Itis veri godi!
Com o sucesso repetitivo desta música e o aprendizado nos bancos escolares, de Santos ter o maior porto do país, cristalizou-se a minha imagem pessoal de Santos.
Foi então que, minha história de amor na cidade e com esta cidade começou!
Na minha primeira vez em Santos, a imagem superficial da cidade, ficava restrita a um mar que parecia poluído e impróprio para banho de mar e areia. Mas, nas próximas visitas, percebi que Santos é mais que isto e suas águas se tornaram apenas um detalhe de uma cidade limpa, organizada, bem cuidada, acolhedora e com um clima diferente e interessante que mistura a maresia, o progresso, uma decadência melancólica charmosa e história.
Eu imagino morando em Santos. Todas as tardes me juntaria a moçada bonita em roupas de ginástica e faria uma caminhada no calçadão a beira da praia apreciando os lindos e extremamente bem cuidado jardins da orla e a longa faixa de areia macia. Cumprimentaria todos, dos muitos velhinhos com um sonoro “boa-tarde” e veria o entardecer na areias em Santos, tomando água de coco e admirando o mudar de cor dos muitos prédios em estilo anos 60 e 70. Andaria sem rumo pela lindíssima avenida Ana Costa e em algumas das ruas paralelas aconchegantes…
Mas, o que mais gosto em Santos, é o centro histórico. Maravilhoso de andar despretensiosamente pelas várias ruas em labirinto de paralelepípedo com luminárias garbosas e prédios históricos, alguns extremamente bem cuidados, muitos em restauração e outros em decadência angustiante. ......
No centro histórico tem botecos em happy hours animadíssimos e cafés…Mas, nada se compara a cafeteria do prédio da Bolsa do Café. Um lugar imponente que nos transporta a uma época em que toda a riqueza do estado passava por ali. Para os que entendem de café, dá para escolher vários deles, para pessoas que como eu, se entregam somente ao ato do “cafézinho”, como um aconchego e um alento, o lugar é perfeito! E ainda tem no menu doces portugueses deliciosos como, os pasteis de Belém e de Santa Clara. A noite, o centro histórico ganha uma iluminação charmosa com barzinhos e restaurantes.
Para quem gosta de praças, o centro é o lugar! Dá para sentar nos bancos e se perder em pensamentos vendo as fontes e chafarizes e sentir a vida e as pessoas passarem poeticamente.
Em uma destas praças, tem a saída “do passeio do Bondinho”, um passeio incrível por um bondinho elétrico pelas ruas históricas com um motorista a caráter e um guia que explica a história das ruas, dos prédios.É voltar na história, se sentir com um longo e bufante vestido e ver as pessoas caminharem com seus chapéus e sombrinhas de época…
Algo que chama atenção, principalmente na avenida Ana Costa, é ver as antigas casas e casarios reformados com janelas em imensos vidros blindex e elementos arquitetonicos modernos e sofisticados que abrigam lojas e salas comerciais.
Se ainda quisermos voltar no tempo e ainda apreciar uma vista maravilhosa, o Mont Serrat é um passeio perfeito. O topo do morro abriga uma construção com salas e terraços amplos que serviam de um cassino nos anos 20, 30 e 40, que era frequentado pela socidade cafeeira. Para chegar la, se faz uso de um bondinho elétrico dos anos 20, é uma folia retornar ao tempo! Lá em cima a construção abriga um café e uma vista panorâmica lindíssima da cidade! Sentar a beira da janela, tomando um café e apreciar a vista por momentos infindáveis é de uma paz imensa!
Ah! Acha que a cidade tem poucas opções? Acha que falta o movimento de uma metrópole? Santos está a 50 km de São Paulo!!!!! Dá para ir comer uma pizza ou dançar e voltar a cidade. Dá para trabalhar e voltar a cidade!

Assim, se é uma MINA descolada e que gosta das boas coisas da vida, quando seu namorado a chamar para uma volta em Santos, esqueça a farofa nas areias de domingo e pense nele te dando um beijo apaixonado em um bonde elétrico perto das ruínas de Avalon…. Você vai ficar doidona……e na Brasília amarela de rodas gaúchas você vai querer andar…
FOTOS:
1- orla, praça 9 de julho
2- orla e mar de Santos
3- Vista da cidade, Avenida Ana Costa
4- Cafeteria da Bolsa
5- Bonde Turístico
6- Centro Historico
Nooooooooossa amiga, que descrição poderosa... hahaha. Super detalhada, revelando aos poucos os lugares mais lindos e menos divulgados em Santos.
ResponderExcluirA-DO-RO esses locais, em especial o Mont Serrat que me faz querer ter vivido lá naquela época, o lugar é lindo, a vista é linda, os ladrilhos, portas, janelas, o bonde... affe, dá saudade de uma época que não vivi, estranho isso..
Além de todo esse “repertório” do centro histórico, tem mais opções pra quem tem filho como eu, o Sesc Santos tem uma arquitetura maravilhosa, uma brinquedoteca incrível e em frente um gigantesca praça com brinquedos e espaço pra brincar, tem tb vários museus como o da Pesca que fica em frente ao Píer de onde podemos observar os navios que vão para o porto,outros museus menores, mas não menos interessantes... e o famoso Aquário que foi reformado.
Como vc disse Re, tem tanta coisa legal pra fazer, tanto lugar pra visitar e revisitar, tanta coisa pra descobrir... que ir a praia (bem feinha e poluidinha mesmo,rs) fica em segundo plano quando estou em Santos.
Parabéns pelo texto e fotos amiga. Vou colocar algumas fotos minhas no Orkut, passa lá pra ver depois...
Bjus
Hegli
Acabei de conhecer uma cidade, onde jamais estive, vou te nomear secretária do turismo e cultura de Santos ninguém faria melhor.
ResponderExcluirLindo, lindo, lindo.
beijão e saudades
digamos que pela sua descrição eu me casaria comsantos se não estivesse morta de amorespelo Rio heheheheheheh PERFECT!
ResponderExcluirmas sou fiel amiga, num tem jeito!
heheheh
bjux
pena eu não fazer parte da sua ultima jornada, mas haverão outras tenho certeza, aquele café nos aguarda!